Bolsonaro Pelo Brasil
Educação Básica

Secretaria de Alfabetização (SEALF)

Ministério da Educação – Governo Federal

1. Introdução

A Secretaria de Alfabetização (SEALF) foi criada em 2019 como parte da reorganização interna do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de concentrar competências, orientações e coordenação das políticas públicas de alfabetização em todo o território nacional.

2. Histórico e Contexto

Até 2019, as ações de alfabetização estavam dispersas entre diferentes unidades do MEC. Com a edição do Decreto nº 9.665, de 2 de janeiro de 2019, foi aprovada nova estrutura regimental e o quadro de cargos em comissão do MEC, instituindo a SEALF como unidade específica para guiar programas de alfabetização baseados em evidências científicas.

3. Decretos Fundamentais

4. Competências da SEALF

5. Objetivos Estratégicos

30.11.2020 - O Ministério da educação lançou um jogo virtual para auxiliar pais e professores na alfabetização das crianças. O aplicativo foi criado na Finlândia com base em experiências científicas e segundo o governo é uma alternativa para reduzir os efeitos causados pelo fechamento das escolas durante a pandemia.

07.06.2022 - O aplicativo GraphoGame está de cara nova. Adaptado para a realidade brasileira, a ferramenta apoia estudantes da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de aprendizagem.

Programa Tempo de Aprender

Política Nacional de Alfabetização – MEC

Sobre o Programa

O Programa Tempo de Aprender, instituído pela Portaria MEC nº 280/2020, visa elevar a qualidade da alfabetização em escolas públicas de todo o Brasil, articulando esforços da União, estados e municípios.

Eixos de Ação

Público-Alvo

Professores e gestores da pré-escola e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental — fases cruciais para a aquisição da leitura e escrita.

Principais Indicadores (até 2023)

18.11.2019 - O ministério da Educação vai investir 118 milhões de reais para reforma e funcionamento de escolas em tempo integral em 18 estados.

Maior Aumento da História do Piso Nacional dos Professores

Reajuste de 33,24% – novo piso de R$ 3.845,63 (janeiro de 2022)

Contexto e Detalhes do Reajuste

Em janeiro de 2022, o governo federal concedeu o maior aumento já registrado no Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério (PSPN), aplicando o teto legal de 33,24% sobre o valor anterior de R$ 2.886,24.

Esse reajuste foi calculado com base na variação do “valor aluno/ano” do Fundeb, relativo aos exercícios de 2019-2020, conforme determina a Lei 11.738/2008.

Principais Benefícios

Impactos e Perspectivas

Com 1,7 milhão de professores beneficiados, o reajuste de 2022 representou um marco na valorização do magistério, mas também levantou debates sobre a capacidade orçamentária dos entes federativos para manter os níveis salariais.

No médio prazo, a expectativa é de que melhores condições de trabalho e remuneração contribuam para resultados educacionais mais sólidos e para a atração de novos profissionais ao setor.

Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)

Recursos diretos para manutenção e melhoria da infraestrutura escolar

1. O que é o PDDE?

O PDDE foi criado em 1995 para transferir recursos financeiros diretamente às escolas públicas, visando pequenas melhorias de infraestrutura, compra de materiais didáticos e manutenção geral. O objetivo é fortalecer a autogestão escolar e incentivar a participação da comunidade.

2. Atualizações no Governo Bolsonaro

Em 16 de setembro de 2021, entrou em vigor a Resolução CD/FNDE/MEC nº 15/2021, que:

3. Orçamento e Repasses (2019–2022)

2020: MEC antecipou R$ 710 milhões nos primeiros quatro meses, mitigando atrasos de 2019.

2022: Dotação de R$ 2,0 bilhões, com revisão dos valores fixo e per capita após nove anos, ampliando significativamente os recursos disponíveis.

4. Parcela Desempenho em 2022

Primeira distribuição da Parcela Desempenho:

5. Principais Benefícios